sexta-feira, 16 de novembro de 2012


As tecnologias têm produzido alterações na vida humana

Acompanhamos o momento em que a era industrial foi substituída pela era do conhecimento e da tecnologia. Trata-se de um período de muitas e profundas mudanças, no qual a Educação é apontada como ponto-chave para o desenvolvimento do ser humano e de sua vivência na sociedade.
As tecnologias têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados, novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. Vieram para abrilhantar o trabalho do bom professor, do bom profissional. Portanto, é preciso saber aproveitar com positividade as técnicas para despertar o aluno para os interesses do planejamento pedagógico.
É de suma importância, que o professor saiba que essas tecnologias desempenham, indiretamente, um importante papel para educação escolar. Educar com novas tecnologias é um desafio a ser enfrentado sempre, pois a cada novidade é preciso estar apto para poder obter resultados positivos no ambiente escolar. Portanto, é preciso ter consciência e autonomia para saber explorar esse importante recurso pedagógico. Sabendo-se que essas tecnologias exigem que “professores e alunos” sejam capazes de se adaptarem às mudanças da sociedade, que sejam críticos e que saibam pensar.

A informática no processo educacional propicia aos 
alunos meios para o desenvolvimento de inteligências
 mais críticas, flexibilidade, criatividade, autonomia, 
porque aprenderam a aprender, através da busca
 de transformações no sistema do aprender e inovando as 
formas de ensinar. Por isso, é preciso evoluir para se 
progredir!


 







Precisa-se ter certa cautela com o uso do computador na utilização do plano pedagógico. Temos de desmistificar “algumas colocações negativas” quanto ao uso do computador. Pois, ele veio para provocar uma mudança no paradigma pedagógico. Destacando-se com maior ênfase a “internet”, pois é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua. Contudo, o conhecimento não se passa, o conhecimento se cria, se constrói! Tornando a geração futura, capaz de acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico e a mutabilidade do mundo em que vivemos.
São indissociáveis os principais quesitos da implantação da informática na educação: o computador, o software educativo e o professor treinado para o uso do computador no ambiente escolar, sabendo-se que o uso da informática melhora a capacidade cognitiva dos seres humanos.  
Justifica-se a presença da tecnologia no ambiente escolar, por inúmeras razões. Dentre elas, destaca-se as diversas formas de construção do conhecimento e de apropriação, devido à flexibilidade diversificada de meios, que permite aos alunos familiarizarem-se com a demanda de tecnologias, levando-as a serem desmistificadas, facilitando assim o melhor desempenho no ensino-aprendizagem, dinamizando o trabalho pedagógico, com maior expressão, troca de conhecimentos, democratização dos saberes, desenvolvimento de capacidades intelectuais e afetivas, focando a formação de cidadãos. Aprimorando o processo educacional entre professor-aluno e entre os saberes culturais e científicos.
Sendo assim, a profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.

 Abraços,
               Gilderly Guimarães

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