As tecnologias têm produzido
alterações na vida humana
Acompanhamos o
momento em que a era industrial foi substituída pela era do conhecimento e da
tecnologia. Trata-se de um período de muitas e profundas mudanças, no qual a
Educação é apontada como ponto-chave para o desenvolvimento do ser humano e de
sua vivência na sociedade.
É de suma
importância, que o professor saiba que essas tecnologias desempenham,
indiretamente, um importante papel para educação escolar. Educar com novas
tecnologias é um desafio a ser enfrentado sempre, pois a cada novidade é
preciso estar apto para poder obter resultados positivos no ambiente escolar.
Portanto, é preciso ter consciência e autonomia para saber explorar esse
importante recurso pedagógico. Sabendo-se que essas tecnologias exigem que
“professores e alunos” sejam capazes de se adaptarem às mudanças da sociedade,
que sejam críticos e que saibam pensar.
A informática no
processo educacional propicia aos
alunos meios para o desenvolvimento de
inteligências
mais críticas, flexibilidade, criatividade, autonomia,
porque
aprenderam a aprender, através da busca
de transformações no sistema do
aprender e inovando as
formas de ensinar. Por isso, é preciso evoluir para
se
progredir! |
Precisa-se ter certa cautela com o uso do computador na utilização do plano pedagógico. Temos de desmistificar “algumas colocações negativas” quanto ao uso do computador. Pois, ele veio para provocar uma mudança no paradigma pedagógico. Destacando-se com maior ênfase a “internet”, pois é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua. Contudo, o conhecimento não se passa, o conhecimento se cria, se constrói! Tornando a geração futura, capaz de acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico e a mutabilidade do mundo em que vivemos.
Justifica-se a
presença da tecnologia no ambiente escolar, por inúmeras razões. Dentre elas,
destaca-se as diversas formas de construção do conhecimento e de apropriação,
devido à flexibilidade diversificada de meios, que permite aos alunos
familiarizarem-se com a demanda de tecnologias, levando-as a serem
desmistificadas, facilitando assim o melhor desempenho no ensino-aprendizagem,
dinamizando o trabalho pedagógico, com maior expressão, troca de conhecimentos,
democratização dos saberes, desenvolvimento de capacidades intelectuais e
afetivas, focando a formação de cidadãos. Aprimorando o processo educacional
entre professor-aluno e entre os saberes culturais e científicos.
Sendo assim, a profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender,
sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a
comunitária e a tecnológica.
Abraços,
Gilderly Guimarães
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