sexta-feira, 16 de novembro de 2012


A importância do computador na Educação.
O computador está fazendo verdadeira revolução no processo ensino-aprendizagem.  Mas, o que sobressai, é que os computadores na educação têm criado mais controvérsias do que gerado a resolução dos problemas da educação. A era da informática na educação questionou os métodos e práticas educacionais. O computador surge como um meio auxiliar alternativo de ensino, um recurso a mais para a diminuição das carências, notadamente quanto à evasão e à repetência.
É de suma importância preparar nossos alunos adequadamente para viver e atuar profissionalmente no século XXI. Apresentar o computador ao aluno, desmistificá-lo, mostrar o seu potencial e suas limitações, ensinar a utilizá-lo, são funções a que nenhuma escola pode-se furtar hoje. Amanhã já será muito tarde.  Vamos defender a posição de que o computador pode provocar uma mudança do paradigma pedagógico. O processo de informatização da sociedade que já atinge o Brasil caminha com espantosa rapidez e parece ser irreversível.
Temos a responsabilidade de nos preocupar em oferecer a melhor preparação possível para que os nossos alunos, inclusive da rede pública, possam viver e atuar numa sociedade informatizada.  Assim sendo, não podemos perder de vista o fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar no processo de geração e incorporação da tecnologia de que o País precisa. E a informática está no centro de toda essa tecnologia.

A questão mais importante é que devemos preocupar com o quesito da Informática da Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado do aluno com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicamente, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. O computador é um meio didático, e cabe à escola ser interessante não por possuir um artefato, mas pelo que acontece nela em termos de aprendizado, desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social. 
A razão mais nobre do uso do computador na educação é desenvolver o raciocínio e/ou possibilitar situações de resolução de problemas, sendo uma excelente ferramenta de aprendizagem.

Um forte  abraço,
                               Gilderly Guimarães

   

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