A importância do computador na Educação.
O computador está fazendo verdadeira revolução no processo
ensino-aprendizagem. Mas, o que
sobressai, é que os computadores na educação têm criado mais controvérsias do
que gerado a resolução dos problemas da educação. A era da informática na
educação questionou os métodos e práticas educacionais. O computador surge como
um meio auxiliar alternativo de ensino, um recurso a mais para a diminuição das
carências, notadamente quanto à evasão e à repetência.
É de suma importância preparar nossos alunos adequadamente para viver e
atuar profissionalmente no século XXI. Apresentar o computador ao aluno,
desmistificá-lo, mostrar o seu potencial e suas limitações, ensinar a
utilizá-lo, são funções a que nenhuma escola pode-se furtar hoje. Amanhã já
será muito tarde. Vamos defender a
posição de que o computador pode provocar uma mudança do paradigma pedagógico.
O processo de informatização da sociedade que já atinge o Brasil caminha com
espantosa rapidez e parece ser irreversível.
Temos a responsabilidade de nos preocupar em oferecer a melhor
preparação possível para que os nossos alunos, inclusive da rede pública,
possam viver e atuar numa sociedade informatizada. Assim sendo, não podemos perder de vista o
fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados
com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar
no processo de geração e incorporação da tecnologia de que o País precisa. E a
informática está no centro de toda essa tecnologia.
A questão mais importante é que devemos
preocupar com o quesito da Informática da Educação porque a evidência
disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar,
demonstra que o contato regrado e orientado do aluno com o computador em
situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de
seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse
desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de
pensar com rigor e sistematicamente, à habilidade de inventar ou encontrar
soluções para problemas. O computador é um meio didático, e cabe à escola ser
interessante não por possuir um artefato, mas pelo que acontece nela em termos
de aprendizado, desenvolvimento intelectual, afetivo, cultural e social.
A
razão mais nobre do uso do computador na educação é desenvolver o raciocínio e/ou
possibilitar situações de resolução de problemas, sendo uma excelente ferramenta
de aprendizagem.
Um forte abraço,
Gilderly Guimarães
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